quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Estamos no ano de implantação do eSocial, será que posso contar com a prorrogação de prazo?

O eSocial teve sua primeira versão do MOS lançada em 2013, já passou algum tempo e por isso caiu um pouco no descrédito das empresas e profissionais que atuam na área de recursos humanos. 

É sabido que este assunto não veio à tona somente em 2013, desde 2010 temos informações acerca deste assunto!

A pergunta que temos de fazer: - nós podemos dizer que não houve nenhuma ação, mudança de paradigmas, revisão de processos e legislação porque não sabemos de prazos e informações?!

- Temos fatores internos e externos que impactam neste projeto do eSocial, sobre o interno temos controle e devemos ajustar, sem pensar em prorrogação no cronograma do eSocial. Se algo não está adequado com a legislação, já estamos em dívida com o fisco.

Destaco aqui, vários fatores internos que impactam nas rotinas e, com ou sem eSocial devem ser revistos, como:
  •      Os cálculos aplicados nas folhas de pagamento, férias, rescisões e 13º salário devem estar de acordo com a legislação vigente.
  •      A apuração do ponto também é importante, devemos observar cálculos, riscos trabalhistas, reclamações trabalhistas e lançamentos na folha de pagamento. Tudo isso deve estar alinhado com a legislação.
  •       As informações do PPRA, PCMSO e PPP estão todas corretas? Cumprimos os prazos estabelecidos para renovação destes? E os ASOS acontecem nos prazos que deveriam acontecer? Onde estão estas informações? Em planilhas? Com terceiros ou num sistema?
Agora, faço a pergunta: - basta ter um bom sistema para controlar, calcular e transmitir estas informações?!

- Não basta! Precisamos sim, de um ótimo sistema que seja o nosso apoio e que nos dê segurança, mas é necessário auditar, conferir e agir de forma estratégica.

Não espere somente pelo sistema!

Não culpe a não prorrogação do cronograma do eSocial!

FAÇA A SUA PARTE!

Os fatores externos são os que não possuímos domínio: prazos, alteração de layout, ambiente teste, etc. Se tivermos os fatores internos sob controle, tudo ficará mais fácil e será tranquila a transição para o novo formato proposto para o envio das informações.

Desafio você a cuidar dos fatores internos e trabalhar a maturidade dos processos!



Sucesso!

 Marta Pierina Verona - Consultora de aplicação da Metadados, empresa especializada em softwares para gestão de recursos humanos. Pós-Graduada em Direito do Trabalho pela UNISINOS e Graduada em Gestão de Pessoas pela UCS. Membro do conselho de clientes da GIFUG/PO representante da empresa Metadados. Possui mais de 20 anos de experiência na área de recursos humanos e atua com consultoria de implementação de software e palestrante sobre o tema eSocial. Professora nos cursos de extensão na Unisinos sobre o tema eSocial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário