quinta-feira, 24 de maio de 2018

eSocial: Como informar o RAT e o FAP para a agroindústria?


Olá,

Estamos evoluindo e conforme as situações vão surgindo é natural que as dúvidas venham junto, porém são elas que nos levam ao crescimento.

A informação correta é que gera um retorno correto dos dados enviados para o eSocial, por isso agora vamos conhecer alguns pontos importantes no cadastro dos eventos de tabelas da agroindústria.

- Que tipo de classificação tributária eu devo utilizar na parametrização do S-1000?

"O Evento S-1000 deve ser parametrizado com classificação tributária 06 – Agroindústria."

- Qual a contribuição previdenciária deste perfil de empregador?

"A empresa recolhe a contribuição previdenciária na alíquota de 2,85% sobre o faturamento, não recolhe RAT e não tem FAP."

- No S-1005 os campos do RAT, FAP e alíquota do RAT Ajustado são campos obrigatórios, o que devo informar?

"Os campos RAT, FAP e alíquota do RAT são obrigatórios no evento S-1005 e a empresa deve preencher os percentuais conforme o Decreto 3048/99, anexo V e se o empregador não possui FAP preencha com a alíquota de 1,00."

O eSocial não utiliza a informação do RAT do S-1005 para o cálculo da contribuição previdenciária.

Para estes casos, o eSocial verifica o FPAS informado no S-1020 e não apura o valor do RAT. 

“Desta forma, a empresa deve preencher normalmente os dados da empresa de acordo com o estabelecido no leiaute.”

 - Agora ficam mais claros os campos exigidos pelo leiaute, e sua aplicação? Como será apurada o cálculo da contribuição previdenciária?

“Para realizar os cálculos, o sistema levará em consideração a substituição da folha de pagamento pela comercialização da produção.”

Sucesso!

Marta Pierina Verona - Consultora de aplicação e especialista no eSocial, atua na empresa Metadados,  empresa especializada em softwares para gestão de recursos humanos. Pós-Graduada em Direito do Trabalho pela UNISINOS e Graduada em Gestão de Pessoas pela UCS. Membro do conselho de clientes da GIFUG/PO representante da empresa Metadados. Possui mais de 20 anos de experiência na área de recursos humanos e atua com consultoria de implementação de software e palestrante sobre o tema eSocial. Professora nos cursos de extensão na Unisinos sobre o tema eSocial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empresas do Grupo 2: Vamos desvendar agora, os prazos dos eventos que fazem parte da segunda fase do eSocial

Olá Os eventos não periódicos que fazem parte da segunda fase estão elencados no artigo  Empresas do Grupo 2: Você está preparado p...