segunda-feira, 4 de novembro de 2019

O que muda com a Reforma da Previdência no cálculo do valor das contribuições previdenciárias pagas pelos trabalhadores ao INSS?


Olá!

Tudo bem?

No cenário atual aprendemos a conviver com muitas mudanças e vem por aí a alteração no cálculo do valor das contribuições previdenciárias pagas pelos trabalhadores ao INSS.

Quando entra em vigor o novo cálculo?

 “Esses novos valores só passarão a valer 4 meses depois da promulgação da reforma, o que ainda não aconteceu. Além disso, os valores deverão ser reajustados todo ano. 

Leia o texto final da PEC.

Previsão para o dia 01 de março de 2020.

Qual é a nova tabela?

A nova tabela possui 4 faixas, sendo que cada alíquota deve ser calculada sobre a parcela salarial correspondente, não sobre o valor total do salário.



Se o valor de cada alíquota deve ser calculada sobre a parcela salarial correspondente e não sobre o valor total do salário, como dever ser o cálculo?

A reforma da Previdência muda os percentuais com que cada trabalhador contribui para poder se aposentar. Muitos passarão a pagar menos, mas aqueles que ganham mais passarão a contribuir mais também. ”

Você pode ver nos exemplos abaixo vários cálculos (Exemplos disponibilizados pelo Senado Federal):





Quanto a contribuição patronal da empresa, houve impacto?

Não. A contribuição de 20% da folha de pagamento não sofreu impacto.


Sucesso! Foco! Fé!


Marta Pierina Verona - Consultora de aplicação e especialista no eSocial, atua na empresa Metadados, empresa especializada em softwares para gestão de recursos humanos. Pós-Graduada em Direito do Trabalho pela UNISINOS e Graduada em Gestão de Pessoas pela UCS. Membro do conselho de clientes da GIFUG/PO representante da empresa Metadados. Possui mais de 20 anos de experiência na área de recursos humanos e atua com consultoria de implementação de software e palestrante sobre o tema eSocial. Professora nos cursos de extensão nas instituições: Unisinos, UCs e BSSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

eSocial - Publicada versão final do leiaute do eSocial Simplificado (S-1.0)

Olá! Compartilho com você a notícia publicada no portal do eSocial com o novo leiaute do eSocial Simplificado (S-1.0) A criação do novo sis...