quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Adequação do cronograma do eSocial (ME, EPP e MEI)


Olá!

Temos de avaliar o impacto para as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional, inclusive o Microempreendedor Individual (MEI).

Siga o cronograma oficial e estas empresas fazem parte do grupo 3 do eSocial.

Como fica as informações que já foram enviadas referente a fase 1?

Caso o empregador já enviou a fase 1, as informações que já foram enviadas permanecerão no ambiente do eSocial e poderão ser retificadas ou complementadas quando o sistema reabrir para essas empresas, em janeiro de 2019.

E as micro e pequenas empresas não optantes pelo Simples Nacional, como devemos proceder?

As ME e EPP que não são optantes pelo SIMPLES permanecem no segundo grupo.

Estas empresas têm a opção de envio dos eventos de tabela e eventos não periódicos de forma cumulativa com os eventos periódicos no prazo previsto para estes últimos, qual seja, 10 de janeiro de 2019 (prazo alterado pela Resolução nº 5).

Acesse a Nota Orientativa 2018.07 que contém as orientações referentes ao envio dos eventos para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que não são optantes pelo Simples Nacional. 

Este novo cenário do eSocial é dinâmico e sempre temos novidades na véspera da próxima fase, isso é recorrente, por isso nossa atenção deve ser redobrada.

Sucesso!


Marta Pierina Verona - Consultora de aplicação e especialista no eSocial, atua na empresa Metadados, empresa especializada em softwares para gestão de recursos humanos. Pós-Graduada em Direito do Trabalho pela UNISINOS e Graduada em Gestão de Pessoas pela UCS. Membro do conselho de clientes da GIFUG/PO representante da empresa Metadados. Possui mais de 20 anos de experiência na área de recursos humanos e atua com consultoria de implementação de software e palestrante sobre o tema eSocial. Professora nos cursos de extensão nas instituições: Unisinos, UCs e BSSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

eSocial: 13º antecipado a maior como informar no eSocial?

Olá! Perrengues do dia a dia, ufa e são muitos neh? Agora vou falar do 13º antecipado a maior, como informar no eSocial? A nossa rotina não ...