terça-feira, 24 de agosto de 2021

eSocial Simplificado: S-1000 x Tabela de entes federativos responsáveis facilita prestação de informações por órgãos públicos


Olá! 

Compartilho com você a notícia do portal do eSocial sobre a consulta da tabela de entes federativos responsáveis – EFR para órgãos públicos. 

Para que serve o EFR? 

Serve para os órgãos públicos que optem por prestar suas informações ao eSocial de forma descentralizada. 

Os órgãos públicos da administração direta e indireta (autárquica e fundacional) da União, Estados, Distrito Federal e Municípios podem prestar suas informações de forma descentralizada ao eSocial.

Nesse caso, cada órgão que corresponda a uma unidade administrativa dentro do ente federativo responsável pode enviar suas próprias informações a partir de seus sistemas informatizados e utilizando-se de suas próprias estruturas de dados, seguindo o padrão definido nos leiautes do eSocial.

Isso inclui suas próprias tabelas, bem como todos os demais 48 eventos periódicos e não periódicos.

Suas informações, porém, são vinculadas ao ente federativo por meio da informação do CNPJ do EFR. 

Qual o endereço para fazer a consulta desta tabela?

Para facilitar a prestação de informações, foi disponibilizada para consulta a tabela de EFR na página de Documentação Técnica. 

Para mais informações sobre a prestação de informações por órgãos públicos, consulte o item 20 do Manual de Orientação do eSocial. 

O EFR é informado em que evento? 

Você informa no evento S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte, vide exemplo ilustrativo abaixo. 

A vida requer coragem! Fé! Foco! 

Daí vem o Sucesso!

Marta Pierina Verona - Consultora de aplicação e especialista no eSocial, atua na empresa Metadados, empresa especializada em softwares para gestão de recursos humanos. Pós-Graduada em Direito do Trabalho pela UNISINOS e Graduada em Gestão de Pessoas pela UCS. Membro do conselho de clientes da GIFUG/PO representante da empresa Metadados. Possui mais de 20 anos de experiência na área de recursos humanos e atua com consultoria de implementação de software e palestrante sobre o tema eSocial. Professora nos cursos de extensão nas instituições: Unisinos, UCs e BSSP. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário