quinta-feira, 8 de abril de 2021

eSocial: Você já analisou as naturezas das rubricas relacionadas a descontos decorrentes de faltas, atrasos e DSR?


Olá!

Mais um detalhe importante sobre a parametrização do evento S-1010 x Tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento - Natureza.

A Nota Orientativa S-1.0. 2021.02 traz as orientações sobre a utilização das rubricas relacionadas a descontos decorrentes de faltas, atrasos e DSR. 

Vamos conhecer?

Avalie o impacto no sistema da folha de pagamento e coloque as mãos na massa o prazo está curto!

As naturezas de rubricas 9207, 9208, 9211 e 9212 foram criadas considerando previsão de alteração da regra do INSS para contagem do tempo de contribuição para fins de aposentadorias no RGPS e emissão de Certidão de Tempo de Contribuição - CTC. A proposta era computar o tempo de contribuição descontando as faltas do trabalhador. 

Como a alteração de regra não se confirmou, o INSS continua considerando, para fins de apuração do tempo de contribuição, o mês de 30 dias independentemente da existência de faltas do trabalhador.

 Assim, fica dispensada a utilização de rubricas atreladas às naturezas acima mencionadas, que foram criadas para diferenciar faltas de atrasos e dos correspondentes DSR.

Portanto, será excluído o fim da validade das naturezas de rubricas 9209 e 9210 antes da entrada em produção da versão S-1.0. 

Além disso, a validação do campo {qtdRubr} dos eventos S-1200, S-1202, S-1207, S-2299 e S-2399 futuramente será alterada para que a informação do referido campo não seja obrigatória nos casos de a rubrica ter as naturezas 9207 ou 9211. 

Dessa forma, as empresas podem optar por utilizar as naturezas de rubrica que diferenciam descontos decorrentes de faltas daqueles oriundos de atrasos, ou utilizar as naturezas de rubrica que englobam ambas as condições.

Leia também:

Marta Pierina Verona - Consultora de aplicação e especialista no eSocial, atua na empresa Metadados, empresa especializada em softwares para gestão de recursos humanos. Pós-Graduada em Direito do Trabalho pela UNISINOS e Graduada em Gestão de Pessoas pela UCS. Membro do conselho de clientes da GIFUG/PO representante da empresa Metadados. Possui mais de 20 anos de experiência na área de recursos humanos e atua com consultoria de implementação de software e palestrante sobre o tema eSocial. Professora nos cursos de extensão nas instituições: Unisinos, UCs e BSSP. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evento S-1250 foi extinto do eSocial x Novo evento R-2055 da Reinf à partir de 05/2021

Olá! Você já analisou as exceções da    Nota Orientativa S-1.0 01/2021 ? " O evento S-1250 não existe mais no eSocial a partir da impla...