segunda-feira, 24 de março de 2025

FGTS DIGITAL está preparado para recebimento de pagamentos do consignado do Programa Crédito do Trabalhador

 Olá!

#repost @fgtsdigital


FGTS DIGITAL está preparado para recebimento de pagamentos do consignado do Programa Crédito do Trabalhador 🖥️

⌨️ O FGTS Digital foi atualizado e já permite incluir valores de parcelas de empréstimo consignado nas guias geradas pelo sistema. Todos os empregadores poderão realizar o pagamento por meio do módulo de “GESTÃO DE GUIAS”, exceto Doméstico, MEI e Segurado Especial, que seguirão um procedimento distinto, com pagamento via DAE.

⌨️ Após enviar a folha de pagamento ao eSocial com os descontos dos empréstimos consignados, o empregador poderá acessar o FGTS Digital para gerar as guias de recolhimento, incluindo tanto os valores de FGTS quanto as parcelas de consignado.

⌨️ O vencimento dos valores de empréstimo consignado seguirá o mesmo prazo do FGTS mensal, ou seja, até o dia 20 do mês seguinte à competência de referência. Não será permitido o pagamento de valores de empréstimo consignado vencidos. Na hipótese de inadimplência ou quaisquer outras irregularidades no processo de quitação das parcelas de consignado retidas, o empregador deverá acionar os canais de atendimento das instituições financeiras consignatárias para a devida regularização, inclusive com a responsabilidade pelos recolhimentos de juros e encargos devidos pelo atraso.

⌨️ As retificações ou alterações referentes ao empréstimo consignado no eSocial não terão efeito no FGTS Digital se o débito já tiver sido pago ou estiver vencido. Neste caso, eventuais ajustes de pagamento deverão ser realizados diretamente com as instituições financeiras, seguindo suas orientações.

Confira o comunicado completo em www.gov.br/fgtsdigital

Veja também esse artigo: MP do Crédito Consignado Privado: um guia completo para o RH

Abraços

Marta Pierina Verona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Luz que Permanece: Um tributo à partida do Papa Francisco

Olá! Hoje o mundo se cala em reverência. A partida do Papa Francisco não é apenas uma perda para a Igreja Católica — é um momento de silênci...